MENU

Há alguns anos, quando se falava de “mês das noivas”, muita gente já associava essa expressão automaticamente com o mês de maio. E por muitos anos essa foi realmente a época com mais casamentos aqui no Brasil.

Mas hoje tudo mudou. O novo mês das noivas é setembro! Se você vai se casar e já pesquisou pela disponibilidade de locais e igrejas para o segundo semestre, já deve ter percebido que setembro é, de longe, o mês mais concorrido do ano. Aqui na Le Gras, inclusive, já há alguns anos setembro é o mês que mais temos casamentos.

Mas você sabe o porquê de setembro ser tão concorrido? Continue lendo que vamos te explicar tudo e, de quebra, dar algumas dicas para o seu casamento em setembro!

Porque setembro é o novo mês das noivas

Durante décadas o “mês das noivas” no Brasil foi maio. E isso acontecia sem nenhum motivo especial, afinal de contas essa foi uma tradição importada dos norte-americanos e dos europeus.

Isso porque, enquanto estamos no outono aqui no Brasil, no hemisfério norte maio corresponde à primavera. E para quem está acostumado com invernos rigorosos e sem cores, a chegada de maio é sempre um alento. A temperatura agradável e o “renascimento” das flores fazem desse mês o ideal para casamentos.

Percebeu as características do mês de maio para as noivas americanas e europeias? Trazendo para nossa realidade, é fácil perceber que o “nosso maio das noivas” é, na verdade, setembro! É nessa época que as temperaturas estão mais equilibradas. Após a passagem do frio do inverno, mas ainda não tão quentes quanto o verão de fim de ano.

E, é claro, a chegada da primavera contribui muito para isso. É quase impossível vermos uma decoração de casamento sem flores ou folhagens. E elas são muito mais abundantes na primavera, o que facilita encontrar aquela flor diferenciada que você busca para o seu casamento, já que setembro oferece mais variedades.

Outro ponto positivo de fazer um casamento em setembro é fugir das chuvas. Por mais que a temporada de tempestades, ao menos no Sudeste, comece nesse mês, as chuvas ainda são menores que no verão. A Região Sul do Brasil ainda se beneficia, fugindo de um inverno bastante úmido.

Casando ao ar livre em setembro

A maioria das noivas escolhe o mês de setembro por causa do clima agradável. Geralmente o custo com as flores da decoração é um bônus, que muitas só descobrem na hora de fechar esses fornecedores. O principal atrativo do nosso mês das noivas é, sem dúvidas, as temperaturas amenas, principalmente para quem escolhe se casar ao ar livre.

Tendência cada vez mais presente no Brasil, os casamentos ao ar livre (tanto de dia quanto de noite) demandam planejamento e organização. Afinal de contas, é preciso pensar também no conforto dos convidados e até mesmo nas possibilidades de horários ou outros imprevistos.

Para a fotografia, os casamentos ao ar livre em setembro são bem atraentes, principalmente aqueles que acontecem durante o dia. Isso porque as condições de luz são agradáveis, sem aquele sol à pino que normalmente a gente vê no verão. Céu azul e muitas cores são grandes vantagens de setembro!

Dicas para quem vai casar em setembro

Por mais que o mês de setembro seja super atraente para os casamentos, é preciso ficar de olho em alguns detalhes muito importantes. Pensando nisso, separamos aqui algumas dicas, com participações especiais!

Decoração

Para a Dani, da Flores de Provence, a grande vantagem de casar em setembro é a facilidade de se encontrar flores variadas, como gardênias, girassóis, gérberas, orquídeas, entre outras flores de temporada. Entretanto, como a demanda do mês é grande, setembro passou a ser um dos meses mais caros para as noivas.

A dica da Dani é que os noivos se organizem e procurem fechar com bastante antecedência. Preferencialmente, já em outubro do ano anterior. Dessa forma, você consegue garantir a data e se planejar financeiramente para aproveitar todas as possibilidades que setembro oferece para decoração.

Espaço

Por mais que setembro seja um mês de poucas chuvas, é fundamental se lembrar que estamos em um país tropical. Isso significa que nosso clima é imprevisível. Portanto, ter um plano B é essencial para quem vai se casar ao ar livre, seja de dia ou de noite.

Na hora de procurar um espaço, dê preferência para locais que ofereçam uma segunda opção coberta para a cerimônia. Outra boa ideia é buscar por empresas que montem estruturas, como tendas transparentes. Assim, você protege sua festa sem perder a luz do sol.

Organização

Já para Carol Vieira, Assessora de Eventos, o mês de setembro está se tornando um problema, justamente pela grande procura. Essa demanda faz com que as noivas percam o “poder de barganha” com os fornecedores, uma vez que dificilmente esses ficam com datas vagas.

Apesar das boas vantagens do mês de início da primavera, é possível realizar o casamento em épocas tão boas quanto setembro. Carol recomenda que a escolha de setembro aconteça apenas se os noivos fizerem muita questão. Isso porque, financeiramente, setembro não é mais tão interessante quanto era antes de se tornar o mês das noivas.

Detalhes

A primavera dá a possibilidade de as noivas usarem a abusarem dos detalhes floridos. Arranjos de cabelo, buquês e até mesmo aqueles pequenos toques especiais na própria decoração dos guardanapos e sousplats. O que conta é a criatividade!

 

Lua-de-mel

Aproveite o mês de setembro para planejar uma viagem incrível de lua-de-mel! Essa época ainda é considerada baixa temporada, com preços mais atraentes tanto de passagens quanto de hospedagens. No Brasil ou no exterior, essa é uma ótima época do ano para se viajar.

 

Sem dúvidas, setembro é disparado o novo mês das noivas brasileiras. As vantagens são muito atraentes. E isso fez com que a concorrência pelas datas aumentasse muito, principalmente no feriado do dia 7. Por isso, é fundamental se planejar com antecedência e contratar os seus fornecedores dos sonhos o quanto antes!

Curtiu nossas dicas? Aproveite também para conferir nosso post com cinco dicas para quem quer se casar durante o dia! E não deixe de seguir a gente no Instagram!

Comentários
Adicione um comentário

FECHAR MENU