MENU

Como fotógrafos de casamento, nós estamos constantemente atrás de novas referências para incrementar a nossa fotografia. Afinal de contas, trabalhamos com imagens e a inspiração precisa vir de algum lugar! Ao contrário do que muitos pensam, praticamente não buscamos inspiração na fotografia de casamento. Isso porque, para trazer para nossos casais fotos de casamento realmente diferenciadas, precisamos beber de fontes inovadoras.

Por isso, costumamos procurar imagens de fotógrafos que trabalham áreas completamente diferentes das nossas. Dessa forma, conseguimos trazer para a nossa fotografia de casamento uma maneira diferente de fotografar. Fotografia de rua, fotografia de paisagem, fotografia de guerra, fotografia de natureza… Todas essas áreas oferecem trabalhos maravilhosos e que nos ajudam a enriquecer a nossa própria forma de fotografar.

Fotografia e cinema

Outra grande fonte de inspiração para nós é o cinema. Dos clássicos de antigamente aos blockbusters dos últimos anos, estamos sempre tentando entender como é fotografia influencia esses filmes. Todo ano, nossa principal conversa sobre o Oscar vai justamente para os indicados e vencedores de Melhor Fotografia. Dos últimos vencedores, surgiram alguns nomes muito interessantes. Os mexicanos Alfonso Cuarón, que ganhou em 2019 com Roma e Emmanuel Lubezki (tricampeão seguido de 2014 a 2016, com Gravidade, Birdman e O Regresso, respectivamente) têm nossa grande admiração. Afinal de contas, a fotografia de um filme ajuda muito a entendermos como é possível transmitir diferentes sensações por meio de uma imagem.

Assim, além das grandes inspirações dos últimos anos, também recorremos aos clássicos. E é impossível falar em clássicos do cinema sem citar o nome de Stanley Kubrick, um dos maiores diretores de todos os tempos! Antes de sentar na cadeira da direção cinematográfica e produzir vários dos melhores filmes de todos os tempos, como 2001 – Uma Odisséia no Espaço e O Iluminado (particularmente, o meu favorito. Stephen King é um gênio!), Kubrick era apenas um adolescente na década de 1940, morando em Nova Iorque e com uma câmera nas mãos.

As fotos de Kubrick

Recentemente o deMilked, um site voltado para arte, fotografia e design fez um artigo com uma coleção de 70 fotos de Stanley Kubrick, produzidas entre os anos de 1945 e 1950, período no qual ele trabalhava na revista Look. São fotos de fotografia de rua, que o ajudaram a ter uma percepção muito diferenciada da forma como ele, mais tarde, produziria seus filmes. Sobre essas imagens, ele chegou a dizer: “Eu acredito que, esteticamente, registrar uma ação espontânea ao invés de cuidadosamente posar uma imagem é a forma mais válida e expressiva de se utilizar a fotografia”.

Rapidamente Kubrick ganhou reconhecimento pela sua habilidade de storytelling. Isso, eventualmente, o levou a produzir filmes e garantiu seu espaço no hall da fama da história do cinema.

Pra quem tá na dúvida de como criar uma carreira com sua fotografia, o próprio Stanley Kubrick dá a dica. “Pense em ideias de histórias, vá para a rua e as fotografe e envie para revistas. Eu tive muita sorte, descobrindo isso quando ainda era muito jovem”.

Ficou curioso para ver as fotos do Kubrick? Trouxemos, abaixo, todas as 70 fotos publicadas que nos ajudam a incrementar a nossa fotografia de casamento. Confira!

(fonte: vintage everydayboredpanda)

10322_66cm_ 075

Curtiu? Então continue acompanhando nosso blog para ver mais dicas de fotografia!

FECHAR MENU
×