MENU

Ao procurar por um fotógrafo para o seu casamento, muito provavelmente você já se deparou com esse termo. Mas o que é a fotografia documental e como ela funciona em um casamento?

Aqui na Le Gras nós praticamos o estilo documental em nossa fotografia. Mais do que a estética, entendemos que o dia do casamento tem um grande significado pessoal para os nossos casais. E o nosso papel é contar essa história da melhor maneira possível.

Quer saber como funciona a fotografia documental de casamento na nossa cobertura? Então continue aqui com a gente!

fotografia documental de casamento em belo horizonte le gras

Fotografia documental ou fotojornalismo?

Muita gente confunde a fotografia documental com o fotojornalismo, principalmente quando aplicamos esses estilos em casamentos. Mas existem diferenças cruciais.

O fotojornalismo tem como principal meta a transmissão clara e objetiva da informação, sem manipulações ou interrupções na ação. A ideia de uma cobertura fotojornalística é, acima de tudo, informar as pessoas. Então, conta a história sem nenhuma preocupação estética ou com protocolos.

Já a fotografia documental possui uma liberdade criativa maior. Com ela, podemos também contar a história de um casamento, mas sempre tendo sempre em mente aquilo que os noivos gostariam de receber. É quase como se fosse uma licença poética para que possamos introduzir nas imagens toques de leveza e emoção.

fotografia documental de casamento em belo horizonte le gras

Como assim “documental”?

O termo “documental” pode parecer um pouco engessado, não é mesmo? Mas quando pensamos no significado da fotografia de casamento para o casal, vemos que ela é mais do que um trabalho estético. É o registro da história daquela família.

E o álbum de casamento, nesse sentido, é verdadeiramente um documento que contará essa história para as próximas gerações. Por isso, o melhor adjetivo para caracterizar este tipo de fotografia é mesmo a documental. Além desse nome, podemos ainda chamá-la de histórica, realista, factual, entre outros. Mas nenhum deles expressa melhor a ideia do que a fotografia documental de casamento.

fotografia documental de casamento em belo horizonte le gras

Porque a fotografia documental de casamento?

Enquanto fotógrafos de casamento, nosso papel é oferecer para nossos clientes a possibilidade de reviver suas memórias através das fotos. E, para a gente, passar pela experiência do nosso casamento deixou isso ainda mais claro. Quando vemos nossas fotos, conseguimos sentir de novo tudo aquilo que sentimos no nosso dia.

Se formos parar para pensar, a verdade é que temos uma puta responsabilidade! Estar encarregado de contar a história de outras pessoas significa passar suas memórias para imagens. Por isso, nossa fotografia precisa ser equilibrada, passando a verdade daquilo que aconteceu e, ao mesmo tempo, fazendo com que a história seja contada por imagens belas e significativas.

Diferentemente do fotojornalismo, a fotografia documental de casamento aceita algumas interferências. Não é porque priorizamos os momentos durante o casório que não faremos retratos, fotos de decoração, protocolos… Afinal de contas, precisamos também entregar tudo aquilo que nossos noivos e noivas esperam receber!

Nós sempre entregamos todas as imagens que os clientes esperam e têm como referência. A maioria dessas imagens não depende de um imprevisto, podendo ser planejadas e dirigidas.

Por isso, o que enriquece um trabalho de fotografia documental de casamento é fotografar exatamente aquilo que os noivos não esperam ver. O choro da mãe, a insistência da daminha em não entrar, aquele leve vento que bate no cabelo da noiva, o suspiro antes da cerimônia, o imprevisto da pista de dança…

Já ouviu aquele papo de “mínimos detalhes”? São esses detalhes, esses momentos, que ajudam a enriquecer uma história. E, para isso, não importa o local do casamento, o tamanho da festa, a pompa da cerimônia. Todo casal tem uma história para ser contada.

fotografia documental de casamento em belo horizonte le gras

E aí, curtiu o post? Vamos contar a sua história também? Não deixe de entrar em contato com a gente! Aproveita e segue a gente lá no Instagram também! 😉

FECHAR MENU