MENU

É possível fazer um ensaio de casamento em dias de chuva? Durante certas épocas do ano, o clima não perdoa e é chuva o dia inteiro! Geralmente essa época pega os meses de dezembro a março, mas aqui no Brasil pode chover em qualquer época do ano.

Uma das principais dúvidas dos nossos noivos é sobre o que fazer caso tenha previsão de chuva para o dia que marcamos o ensaio. Devemos remarcar? Quais as alternativas?

Pensando nisso, trouxemos aqui algumas dicas para você não precisar se desesperar e realizar o seu ensaio de casamento dos sonhos. Confira!

Prepare o seu psicológico

Não tem jeito, se o ensaio precisar ocorrer em uma época onde as chances de chuva são maiores, o jeito é preparar a mente e confiar no seu fotógrafo de casamento. Na fotografia de casamento não precisamos ficar presos apenas em um cenário. Por mais que a maioria das nossas fotos seja em ambiente externo, no pôr-do-sol, nada impede de fazermos em locais fechados.

ensaio de casamento na chuva le gras fotografia dicas

Tenha um plano B

Quando a escolha para o ensaio de casamento leva em consideração apenas locações abertas, há sempre o risco de chuva. Já tivemos ensaios na chuva no verão e, pasmem, em pleno julho.

Por isso, quem escolhe fazer o ensaio pré-casamento ou pós-casamento ao ar livre precisa sempre pensar em um plano B. Aqui em Minas Gerais, mais especificamente em Belo Horizonte, temos locações lindas em espaços fechados. Museus, cafés, pubs e até mesmo a casa do próprio casal. São muitas as opções que não tiram, de modo algum, a beleza do ensaio.

O ensaio de casamento na chuva: fazendo na cidade

Não é só de matinho e pôr-do-sol que se faz um ensaio de casamento! Por que não fazer um ensaio no centro da cidade? Com muita cor e movimento, podemos fugir da chuva debaixo das marquises e aguardar os intervalos para fotografar.

Além dessa possibilidade, um ensaio na cidade ainda permite a escolha por outros locais fechados. Bares, restaurantes, coretos da praça… É só se programar e se preparar para um possível aluguel de locação fechada.

Arrisque!

Muitos fotógrafos ficam com medo de estragar o equipamento durante a chuva. É claro que este é um risco, mas um bom fotógrafo de casamento sempre anda preparado. Se necessário, podemos levar plástico filme e “embalar” a câmera para dar continuidade no ensaio sem maiores problemas.

É claro que tudo é uma questão de bom senso. Iniciar um ensaio quando já está chovendo é desconfortável para todos, principalmente o casal que ficará exposto à chuva. Mas também não precisamos interromper um ensaio simplesmente porque começou a chover.

Com uma boa preparação e uma dose de animação do casal, é possível fazer fotos lindas na chuva! O ideal é aproveitar o início da precipitação para fazer alguns cliques cheios de energia. Como falei antes, o bom senso dirá quando for a hora de parar.

ensaio de casamento na chuva le gras fotografia dicas

Em último caso, remarque

Como orientamos nossos casais a marcar o ensaio de casamento com uma boa antecedência, sempre que for necessário remarcarmos. Afinal de contas, a última coisa que queremos é o casal ansioso porque o ensaio precisa acontecer um mês antes do casamento.

Dessa forma, é possível se organizar e analisar a previsão do tempo, sempre ciente das imprecisões desse processo. Por isso, nós deixamos essa decisão nas mãos do casal. Afinal, apenas eles sabem como é complicado reorganizar a agenda com o salão e as folgas de trabalho por conta do ensaio.

Acima de tudo, o que mais queremos é que os noivos fiquem satisfeitos com suas fotos de ensaio de casamento. Por isso, estamos sempre à disposição para auxiliar no que for possível!

Gostou do nosso artigo? Então não deixe de continuar acompanhando nosso blog para ver mais dicas como essa! Aproveite e também siga a gente no Instagram @legrasfoto!

FECHAR MENU